• Portal do Governo Brasileiro
Universidade
Federal do Rio Grande
  • Go to content 1
  • Go to menu 2
  • Go to search 3
  • Go to footer 4
  • Português
  • Español
  • High contrast
  • Site map


Logo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

Programa de Pós-Graduação em História

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA INFORMAÇÃO - ICHI

PPG

  • Home
  • Introduction
  • Objective
  • Area of Concentration
  • Curricular Structure
  • Teachers
  • Infrastructure
  • Admissions
  • Revista Brasileira de História & Ciências Sociais — (Brazilian Journal of History & Social Sciences) RBHCS
  • Contact


Visit the website of the Universidade Federal do Rio Grande - FURG

 
 
 
 
  • You are here:  
  • Home >
  • Sem categoria

PPG

  • Home
  • Introduction
  • Objective
  • Area of Concentration
  • Curricular Structure
  • Teachers
  • Infrastructure
  • Admissions
  • Revista Brasileira de História & Ciências Sociais — (Brazilian Journal of History & Social Sciences) RBHCS
  • Contact


Visit the website of the Universidade Federal do Rio Grande - FURG

 
 
 
 
PPGH
    FURG Entrada
      Cidade de Rio Grande
        Campus FURG
          • 06/01/2025
            21h25
            Notícia

            Normas da Proficiência

            Norma Complementar Especial 01/2024 (Dispõe sobre a Avaliação da Proficiência em Língua Estrangeira).

          • 16/07/2024
            20h09
            Notícia

            Processo Seletivo Discente - Doutorado

            Processo Seletivo 2026

            Edital 07/2025 - Seleção de Doutorado em História - PPGH-FURG

            Inscrições de 01 de agosto de 2025 a 30 de setembro de 2025

            Edital (publicado em 08/07/25)

            Link para Inscrição e acompanhamento da seleção: https://siposg.furg.br/curso/1088

             ***

            Processo Seletivo 2025

            Edital 04/2025 - Seleção de Doutorado em História - PPGH-FURG

            Inscrições de 02 de Abril à 30 de Junho de 2025

            Edital (publicado em 18/03/25)

            Link para Inscrição, anexos e acompanhamento da seleção: https://siposg.furg.br/curso/1088

             ***

             

          • 22/02/2024
            11h00
            Notícia

            Divulgação: Lista de homologação das inscrições da seleção do mestrado

            A Comissão de Seleção divulga a lista de homologação das inscrições da seleção do mestrado, que pode ser conferida aqui.

          • 13/03/2023
            15h47
            Notícia

            Seleção de Aluno Especial - Disciplina

            Edital de seleção simplificada de aluno especial para disciplina no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande (PPGH-FURG)

            Edital 02/2025 (publicado em 18/03/2025)

            Lista de inscrições (publicado em 27/03/2025)

            Reserva de vagas (publicado em 27/03/2025)

            Resultado (publicado em 28/03/2025)

            Link para Inscrição e acompanhamento da seleção: https://siposg.furg.br/curso/997

            ***

             

            Edital 02/2024 (publicado em 19/06/2024)

            Resultado (publicado em 27/06/2024)

            Link para Inscrição e acompanhamento da seleção: https://siposg.furg.br/curso/997

            ***

            Edital 2/2023

            Divulgação da lista de inscrições (publicado em 02/04/2023)

            Resultado do Edital de seleção simplificada de aluno especial para disciplina (publicado em 05/04/2023)

            Link para Inscrição e acompanhamento da seleção: https://siposg.furg.br/curso/997

          • 04/11/2022
            10h50
            Notícia

            Autoavaliação e Acompanhamento

            Espaço para a Comissão de Autoavaliação e Acompanhamento do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande (PPGH-FURG) apresentar os indicadores, dados e discussões relativos a Comunidade do PPGH-FURG.

            Comissão de Autoavaliação e Acompanhamento do PPGH-FURG

            2025-2028

            Prof. Dr. José Carlos da Silva Cardozo - Presidente

            Profa. Dra. Adriana Kivanski de Senna

            Prof. Dr. Wagner Silveira Feloniuk

            2023-2024

            Profa. Dra. Adriana Kivanski de Senna - Presidente

            Prof. Dr. José Carlos da Silva Cardozo

            Prof. Dr. Wagner Silveira Feloniuk

             

            Os resultados podem ser acessados clicando aqui.

          • 24/11/2021
            14h14
            Notícia

            Colóquio PPGH FURG

            O Colóquio do PPGH FURG tem por intento promover espaços de diálogos que permeiam o ensino de história, para isso buscamos promover o intercâmbio de pesquisas, relatos e práticas entre pesquisadores de pós-graduação, graduação e docentes da educação básica. Permitindo a intersecção do ensino de história com os demais campos complementares.

            IV Colóquio do PPGH FURG - 2022 - "História local em debate: conectando novas perspectivas"

            III Colóquio do PPGH FURG - 2021 - "Histórias locais e personalidades invisíveis"

            II Colóquio do PPGH FURG - 2018 - "Ensino de história e diálogos transversais"

            I Colóquio do PPGH FURG - 2017

            Cartazes das edições

             

             

            II colóquio do PPGH - FURG :Ensino de história diálogos transversais

          • 11/03/2021
            09h05
            Notícia

            Logos do PPGH-FURG

            Logo do PPGH-FURG

             Logo 10 anos do PPGH-FURG

             

             

          • 11/03/2021
            08h41
            Notícia

            Estágio Pós-Doutoral

            O Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande (PPGH-FURG) é um programa de aprimoramento em pesquisa avançada, sob supervisão de pesquisador experiente, realizado por portadores do Título de Doutor com o objetivo de aprofundar a capacidade de pesquisa do Pós-Doutorando e elevar o nível de excelência científica e tecnológica da área de História na FURG. O Estágio Pós-Doutoral no PPGH-FURG é regulamentado pela Instrução Normativa 01/2021. 

            Edital 2025 em fluxo contínuo para Estágio de Pós-Doutoramento no PPGH-FURG

            Edital 2024 em fluxo contínuo para Estágio de Pós-Doutoramento no PPGH-FURG

            Edital 2023 em fluxo contínuo para Estágio de Pós-Doutoramento no PPGH-FURG

             

            _____________________________________________________________ 

             

            Pós-Doutorandos no PPGH/FURG

            Nome: Fabiano Quadros Rückert (Lattes)

            Período: 06/2021 - 06/2022

            Supervisor: José Carlos da Silva Cardozo

             

             

             

             

          • 01/02/2021
            10h27
            Notícia

            Revista Brasileira de História & Ciências Sociais — (Brazilian Journal of History & Social Sciences) RBHCS

            The Revista Brasileira de História & Ciências Sociais — (Brazilian Journal of History & Social Sciences) RBHCS — (ISSN 2175-3423) is a scientific journal of Federal University of Rio Grande (FURG), linked to The Graduate Program in History (“PPGH”), and it was created to meet the need for greater circulation of academic knowledge, seeking to promote dialogue between History & Social Sciences.

            Qualis/Capes A3 - International

            Available at: https://periodicos.furg.br/rbhcs

          • 01/02/2021
            10h21
            Notícia

            Area of Concentration

            The area of concentration entitled "History, Research and teaching-learning experiences" aims to qualify History teaching professionals from Middle School and High School, from the development of skills and capabilities to build reflections on History teaching, citizenship, professionalization and social responsibility, to the improvement of historical cognition. Likewise, they should reflect on research in History teaching as a way of valuing teaching and student knowledge about substantive ideas (such as democracy, revolution, etc.) and/or about the nature of History (such as explanation, evidence, significance, temporality, historical awareness). The goal is to continue the formation of the historian-teacher, as well as to develop research aimed at analyzing the teaching of History as a cultural, social and political apparatus, capable of interfering in the formation of memory and collective identities. Here, we propose the expansion and updating of expertise in History, the acquisition of new knowledge and contact with methodologies in the fields of History teaching, the transposition of knowledge from the History subject to school contexts, as well as the reflexive and critical analysis of situations and experiences of teaching-learning of historical knowledge. This area is supported by the research carried out by professors who make up the Master's degree in Professional History modality, who are responsible for the creation of research groups and laboratories, in order to meet the demands of the professionalization of the historian-teacher.

          • 01/02/2021
            10h17
            Notícia

            Objective

            The History Graduate Program of Federal University of Rio Grande (PPGH-FURG) aims to:

            (a) develop, expand, and deepen the study of History, of its practice and research on History teaching and experiences of the teaching-learning process;
            b) promote the training of staff who performe activities related to teaching and research;
            c) encourage inter and transdisciplinary discussion among the various areas of knowledge, seeking solutions to social problems;
            d) promote the interrelationship between the undergraduate and graduate students, enabling the possibility of reflecting on the construction of historical knowledge;
            e) seek the integration of Middle School and High School by stimulating integralized reflection and action about education in general and the teaching of History.

          • 01/02/2021
            09h58
            Notícia

            Home

            PROFESSIONAL MASTER'S DEGREE IN HISTORY

            In operation since 2011 and with the area of concentration in "History, research and teaching-learning experiences", The History Graduate Program of Federal University of Rio Grande - Professional Master's in History (PPGH-FURG) is the pioneer in the country in the offer of Master's in History in the professional modality and obtained, in the last quadrennial evaluation of CAPES/MEC, grade 4 (on a scale up to 7).

            The focus of the program is on the qualification of History teaching professionals at Compulsory and Higher Education levels, from the development of skills and capabilities for the construction of reflections on History teaching, citizenship, professionalization and social responsibility, as well as the improvement of a historical cognition.

            RESEARCH AREAS

            a)Practice and research in History teaching

            b)Fields and languages of History

            What is a Master's degree in the Professional modality?

            The professional master's degree is a modality of graduate education stricto sensu. The master's degree obtained in professional master's programs, recommended and evaluated by Capes and accredited by the National Council of Education (CNE), has national validity and grants its holder the same rights granted to holders of the title in academic master's programs.

            Training should be aimed at exposing students to the processes of applied use of knowledge and the exercise of innovation, with the enhancement of professional experience. Some of the objectives of the professional master's degree are to train qualified professionals for the exercise of advanced professional practice and transforming procedures. It also aims to transfer knowledge to society, meeting specific demands and productive arrangements for national, regional or local development besides contributing to add competitiveness and increase productivity in companies, public and private organizations. Meet the Regulatory Ordinance No. 7, published in the National Gazette.

            Source: http://www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/36-noticias/2833-capes-regula-a-oferta-de-mestrado-profissional.

          • 06/11/2020
            17h47
            Notícia

            Eleições para Coordenação e Coordenação Adjunta do PPGH

            Espaço dos Editais das Eleições para Coordenação e Coordenação Adjunta do

            Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande (PPGH-FURG).

             

            Eleição para Coordenação e Coordenação Adjunta do PPGH-FURG - Período 2025-2026

            Edital 2025/2026 (Publicado em 16/12/2024)

            Chapa Homologada (Publicado em 18/12/2024)

            Lista de Aptos a votar na eleição do PPGH-FURG (Publicada em 18/12/2024)

            Lista de Aptos a votar nas eleições após período recursal (Publicada em 20/12/2024)

            Link para votação, clique aqui.

            Resultado da Eleição (Publicado em 08/01/2025)

            Resultado Homologado (Publicado em 10/01/2025)

             

            Eleição para Coordenação e Coordenação Adjunta do PPGH-FURG - Período 2023-2024

            Edital 2023/2024

            Chapa Homologada

            Lista de Aptos a votar na eleição do PPGH-FURG (atualizada em 15/12/2022)

            Link para votação, clique aqui.

            Resultado da Eleição

            Resultado Homologado

             

            **** 

            Eleição para Coordenação e Coordenação Adjunta do PPGH-FURG - Período 2021-2022

            Edital 2021/2022

            Chapa Homologada

            Lista de aptos a votar na eleição do PPGH-FURG

            Resultado da eleição

            Resultado homologado

             

          • 05/11/2020
            16h32
            Notícia

            Editais para Docentes

            Neste espaço são colocadas informações sobre Editais de Credenciamento Docente e Processos Seletivos para Professor Visitante.

            Ano 2025 - Professor Visitante

            Edital n. 5/2025 - Professor Visitante

            Período de inscrição: 01 de Agosto até 30 de Setembro de 2025

            Edital (publicado em 01/07/2025)

            Link de inscrição e acompanhamento da seleção: https://siposg.furg.br/curso/1088

            Procedimentos para a Contração - Relação de Documentos

            Deliberação n. 20/2003 CODEP - Regulamentação do artigo 14, § 1º do PUCRCE

            Declaração acúmulo de Cargos - Instrução Normativa n. 02/2010 Progep

            Declaração - Sem Contrato 24 meses - Lei n. 8745/1993

             

            _______________________________________________________________________________________________________________________

            Ano 2023 - Professor Visitante

            Edital n. 001/2023 - Professor Visitante

            Período de inscrição: 31/01/2023 - 30/03/2023

            Edital

            Anexo 1 

            05/04 - Inscrições realizadas antes do período recursal

            05/04 - Informe de dispensa de membros titulares da comissão de seleção

            09/04 - Inscrições homologadas após período recursal

            24/04 - Resultado Parcial - Antes do período recursal

            27/04 - Resultado Homologado das Etapas - Após período recursal

            27/04 - Resultado Final

            Procedimentos para a Contração - Relação de Documentos

            Deliberação n. 20/2003 CODEP - Regulamentação do artigo 14, § 1º do PUCRCE

            Declaração acúmulo de Cargos - Instrução Normativa n. 02/2010 Progep

            Declaração - Sem Contrato 24 meses - Lei n. 8745/1993

             

            Link de acompanhamento da seleção: https://siposg.furg.br/curso/997

            _______________________________________________________________________________________________________________________

            Ano 2022 - Credenciamento e Recredenciamento Docente no PPGH-FURG

            Período de inscrição: 11/11/2022 até 20/01/2023

            Edital (publicado em 11/11/2022)

            Homologação (publicado em 24/01/2023)

            Resultado Homologado (publicado em 01/02/2023)

             

            _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

            Ano 2020  - Professor Visitante

            Edital n. 001/2020-2021 - Professor Visitante

            Período de inscrição: 23/11/2020 - 30/01/2021

            Edital

            Anexo 1 

            02/01 - Inscrições realizadas antes do período recursal

            09/01 - Inscrições homologadas após período recursal

            21/02 - Resultado Parcial - Antes do período recursal

            27/02 - Resultado Homologado das Etapas - Após período recursal

            27/02 - Resultado Final

            Procedimentos para a Contração - Relação de Documentos

            Deliberação n. 20/2003 CODEP - Regulamentação do artigo 14, § 1º do PUCRCE

            Declaração acúmulo de Cargos - Instrução Normativa n. 02/2010 Progep

            Declaração - Sem Contrato 24 meses - Lei n. 8745/1993

             

            Link de acompanhamento da seleção: https://siposg.furg.br/curso/997

             _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

            Ano 2020 - Credenciamento Docente

            Edital n. 002/2020 - Credenciamento Docente

            Período de inscrição: 22/12 a 29/01/2021

            Homologação 08/02/2021

            Divulgação do Resultado Final 18/02/2021

            Edital - Retificado

            Requerimento de inscrição

            Inscrições Homologadas em 08/02

            Resultado Homologado em 18/02

             

          • 24/08/2020
            11h51
            Notícia

            Aulas Magnas

            Aulas Magnas do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande (PPGH-FURG)

            Ano 2025

            Ano 2024

            Ano 2023

            Ano 2021

            Para acessar o vídeo da palestra, clique aqui.

             

            Ano 2020

             

             Para acessar o vídeo da palestra, clique aqui.

          • 13/08/2020
            00h11
            Notícia

            Ciclo de Palestras

            O Ciclo de Palestras do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande (PPGH-FURG) é uma atividade que busca promover a reflexão e o diálogo sobre os temas mais latentes para a pesquisa e o ensino de História.

            Para acessar as palestras, clique na imagem do cartaz

            Ano 2023 - III Ciclo de Palestras do PPGH-FURG

            Dia 06 de junho

            Para acessar o link da palestra, clique na imagem.

            Dia 31 de maio

            Para acessar o link da palestra, clique na imagem.

            Dia 12 de abril

            Para acessar o link da palestra, clique na imagem.

            Ano 2021 - II Ciclo de Palestras do PPGH-FURG

            Dia 14 de Dezembro

             

            Para acessar o link da palestra, clique aqui.

            Dia 22 de Novembro

            Dia 11 de Novembro

            Para acessar o link da palestra, clique aqui.

            Dia 07 de Outubro

            Para acessar o link da palestra, clique aqui.

            Dia 26 de Agosto de 2021

            Para acessar o link da palestra, clique aqui.

            Ano 2020 - I Ciclo de Palestras do PPGH-FURG

            Dia 24 de Novembro de 2020

            Para acessar o link da palestra, clique aqui.

            Dia 20 de Outubro de 2020

            Para acessar o link da palestra, clique aqui.

            Dia 08 de Setembro de 2020

            Para acessar o link da palestra, clique aqui.

            Dia 07 de Agosto de 2020

            Para acessar o vídeo da palestra, clique aqui.

          • 26/04/2020
            17h11
            Notícia

            Credenciamento e Recredenciamento - Normativa

            Extraído do Regimento do PPGH-FURG

            Art. 23 O processo de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes será realizado na periodicidade de quatro anos e respeitará o Art. 20 deste Regimento. § 1º A Comissão de Credenciamento, Recredenciamento e Descredenciamento será composta por, no mínimo, três docentes titulares e três suplentes. § 2º O docente em recredenciamento deve ter cumpridos os requisitos para ser professor permanente, ter currículo Lattes atualizado e fazer pedido formal. § 3º O docente em recredenciamento que não atender aos requisitos de professor permanente pode, além do cumprimento do parágrafo anterior, apresentar plano de adequação e cumprimento dos requisitos em até 2 (dois) anos, que poderá ser homologado pela coordenação, com recurso ao colegiado. § 4º Será descredenciado o docente que não houver cumprido os requisitos de professor permanente e não aderir ao procedimento descrito no parágrafo anterior; § 5º Caso o docente seja orientador, o descredenciamento será realizado após a conclusão da orientação em andamento, vedada nova atribuição de discentes para sua orientação. § 6º A Coordenação, com ciência e aprovação do Colegiado, poderá solicitar abertura de processo de Credenciamento de docente antes do período de quatro anos do último edital.

            Art. 20 Os docentes permanentes devem atender aos seguintes requisitos: I - ministrar ao menos uma disciplina do PPGH-FURG a cada dois anos; II - orientar discentes no âmbito do PPGH-FURG; III - publicar pelo menos um artigo por ano ou quatro artigos no período dos últimos quatro anos em periódico listado no Qualis Periódicos; IV - manter ao menos um projeto de pesquisa em andamento vinculado às Linhas de Pesquisa do PPGH-FURG, com cadastrado nos sistemas da Universidade; V- orientar trabalhos de conclusão na graduação, pelo menos um a cada 2 (dois) anos; VI - orientar trabalhos de iniciação científica, estágio docência e monitoria, pelo menos um a cada 2 (dois) anos; VII – possuir o título de doutorado há, ao menos, 2 (dois) anos; VIII - ter produzido e registrado em seu currículo ao menos quatro (quatro) publicações vinculadas às linhas de pesquisa do PPGH-FURG, na forma de artigos estratificados no Qualis Periódicos, trabalhos completos em anais, livros ou capítulo de livros com conselho editorial no período os últimos quatro anos; IX - ter produção acadêmica relevante e comprovada nos últimos 4 (quatro) anos; X - possuir formação ou experiência acadêmica formal na área de História e nas Linhas de Pesquisa do PPGH-FURG ; XI - ser docente ou pesquisador de reconhecida competência em sua área, com atividade relevante em formação de profissionais em nível de graduação e pós-graduação; XII - ter vínculo funcional com a FURG ou, em caráter extraordinário, conforme normas da Universidade e após aprovação do colegiado do curso: a) receber bolsa de fixação de docentes ou pesquisadores de agências federais ou estaduais de fomento; b) ser professor ou pesquisador aposentado da FURG; c) ter sido cedido, por convênio formal, para atuar como docente do PPGH-FURG; d) ser professor voluntário; e) atender outra condição, expressamente prevista nas normas da Universidade, para participação em programas de pós-graduação.

             

          • 26/04/2020
            17h04
            Notícia

            E-Books

             

            NEUMANN, Rosane Marcia; LOPES, Aristeu Elisandro Machado; DOMINGOS, Charles Sidarta Machado(Org.).  Desafios contemporâneos: os lugares das/dos historiadoras/es - Sociedade, economia e política: temas, abordagens e fontes. Vol. 2. Porto Alegre: Casaletras, 2024. Para acessar o E-Book, clique aqui.

            NEUMANN, Rosane Marcia; LOPES, Aristeu Elisandro Machado; DOMINGOS, Charles Sidarta Machado(Org.). Desafios contemporâneos: os lugares das/dos historiadoras/es - Sociedade e Cultura: temas, abordagens e fontes. Vol. 1. Porto Alegre: Casaletras, 2024. Para acessar o E-Book, clique aqui.

            SANTOS, Rita Grecco dos; LAGE, Lucas da Costa (Orgs.). Educação, Diversidade e Direitos Humanos em Múltiplas Perspectivas. Florianópolis: CEEINTER, 2024. Para acessar o E-book, clique aqui.

            FERNANDES, Ananda Simões; MOREIRA, Paulo Roberto Staudt; VARGAS, Jonas Moreira; CARDOZO, José Carlos da Silva (Orgs.). Registros da Presença Negra no Arquivo Histórico do RS. Fundo Polícia – Códices (1842/1888). 2ª ed. São Leopoldo: Oikos, 2024. Para acessar o E-book, clique aqui.

            SANTOS, Rita Grecco dos; LAGE, Lucas da Costa (Orgs.). Educação, diversidade e Direitos Humanos. Florianópolis: Editora CEEINTER, 2024. Para acessar o e-book, clique aqui.

            SANTOS, Rita Grecco dos (Orgs.). Memórias e práticas na formação de professores: ensino de História. Porto Alegre: Casaletras, 2024. Para acessar o e-book, clique aqui.

             

            SCHIAVON, Carmem G. Burgert; NERY, Olivia Silva; PAULITSCH, Vivian da Silva; FELONIUK, Wagner; SILVEIRA, Laiana Pereira da (Org.). Patrimônio cultural em debate: reflexões contemporâneas. Porto Alegre: Editora Casaletras, 2024. Para acessar o e-book, clique aqui.

            ALVES, Glênia Caetano Freitas; ALVARINHO, João Pedro Barbosa; FELONIUK, Wagner Silveira; CARDOZO, José Carlos da Silva (Orgs.). Caderno de Resumos do IV Colóquio regional de história: História Local em Debate: Conectando Novas Perspectivas. Rio Grande, RS: Programa de Pós-Graduação em História - PPGH da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, IHGRGS, 2024. Para acessar o e-book, clique aqui.

            Registros da Presença Negra no Arquivo Histórico do RS: Fundo Polícia – Documentação Avulsa (1826/1888) | E-BOOK

            FERNANDES, Ananda Simões; MOREIRA, Paulo Roberto Staudt; VARGAS, Jonas Moreira; CARDOZO, José Carlos da Silva (Orgs.). Registros da presença negra no Arquivo Histórico do RS - Fundo Polícia – documentação avulsa (1826/1888). 2ª ed. São Leopoldo: Oikos, 2023. Para acessar o E-book, clique aqui.

             

            TEDESCO, João Carlos, NEUMANN, Rosane Marcia (Org.) (Orgs.). Colonos, colônias e colonizadoras: aspectos da territorialização agrária no Sul do Brasil. Vol. 6. Passo Fundo: EDIUPF, 2023. Para acessar o E-book, clique aqui.

            RODRIGUES, Alik Rosa. A perspectiva portuguesa sobre o descobrimento do Brasil: análise de manuais escolares. Porto Alegre, RS: Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, 2023. Para acessar o E-book, clique aqui.

            FELONIUK, Wagner; SENNA, Adriana K. (Org.) . Anais do I Encontro da Escola de Altos Estudos em História FURG-UNICAP.  Porto Alegre: Editora do IHGRGS, 2023. Para acessar o E-book, clique aqui.

            Direito à Cidade: do conceito aos desafios

            FLORES, Alfredo de J.; ALVAREZ, Alejandro; FELONIUK, Wagner (Orgs.). Direito à Cidade: do conceito aos desafios. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2022. Para acessar o E-book, clique aqui.

            Cidade, Município e Espaço Público na história jurídica

            FLORES, Alfredo de J.; ALVAREZ, Alejandro; FELONIUK, Wagner (Orgs.). Cidade, Município e Espaço Público na história jurídica. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2022. Para acessar o E-book, clique aqui.

            História, Direito e Trabalho: tópicos e aproximações metodológicas

            DROPPA, Alisson; FLORES, Alfredo de J.; FELONIUK, Wagner (Orgs.). História, Direito e Trabalho: tópicos e aproximações metodológicas. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2022. Para acessar o E-book, clique aqui.

            Infâncias, Juventudes e Famílias: perspectivas de pesquisas no campo da História

            FREITAS, Denize Terezinha Leal; SILVA, Jonathan Fachini da; CARDOZO, José Carlos da Silva (Orgs.). Infâncias, Juventudes e Famílias: perspectivas de pesquisas no campo da História. Porto Alegre/RS: Editora Fi, 2022. Para acessar o E-book, clique aqui.

            SCOTT, Ana Silvia Volpi; CARDOZO, José Carlos da Silva; SILVA, Jonathan Fachini da (Org.s). História das mulheres no Brasil Meridional. 2. ed. São Leopoldo/RS: Editora OIKOS/UNISINOS, 2022. Para acessar o E-book, clique aqui.

             

            FLORES, Alfredo de J.; FELONIUK, Wagner (Org.s). Assis Brasil, Joaquim Francisco de Oportunismo e Revolução. Porto Alegre: Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, 2022. Para acessar o E-book, clique aqui.

            FELONIUK, Wagner (Org.). 1928, uma polêmica do pós-guerra: Ruy Cirne Lima e Alberto Pasqualini, Estado moderno e novas ideias. Porto Alegre: Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, 2021. Para acessar o E-book, clique aqui.

            MARCHIORI NETO, Daniel Lena. et al. (Orgs). Reflexões sobre o sistema internacionais a partir dos campos neutrais. Rio Grande: Ed. da FURG, 2021. Para acessar o E-book, clique aqui.

            SCHIAVON, Carmem G. Burgert; NERY, Olivia Silva; CARDOZO, José Carlos da Silva; FELONIUK, Wagner; SILVEIRA, Laiana Pereira da (Orgs.). Patrimônios em perspectivas: histórias, memórias e identidades. Porto Alegre: Casaletras, 2021. Para acessar o E-book, clique aqui.

            NEUMANN, Rosane Márcia et al (Org.s). Migrações, territorialidades e ambiente. São Leopoldo/RS: Oikos, 2021. Para acessar o E-book, clique aqui.

            SANTOS, Rita de Cássia Grecco dos; OLIVEIRA, Maria Augusta Martiarena de (Org.s). Memória e práticas na formação de professores: volume 3. São Paulo: Pragmatha, 2021. Para acessar o E-book, clique aqui.

            SCHIAVON, Carmem G. Burgert; NERY, Olivia Silva; CARDOZO, José Carlos da Silva; FELONIUK, Wagner Silveira (Org.s). Caderno de resumos do IV Seminário de História e Patrimônio: diálogos e perspectivas / Seminário de História e Patrimônio: diálogos e perspectivas. Rio Grande: Ed. da FURG, 2021. Para acessar o E-book, clique aqui.

            VELASCO, Shana V.; GONÇALVES, Renata Braz. Como fazer um trabalho de pesquisa de história na escola? Orientações para estudantes. Porto Alegre: Casaletras, 2021. Para acessar o E-book, clique aqui.

            VELASCO, Shana V.; GONÇALVES, Renata Braz. Programa de pesquisa escolar no ensino de história: orientações para professores. Porto Alegre: Casaletras, 2021. Para acessar o E-book, clique aqui.

            PRADO, Daniel Porciuncula; GONÇALVES, Carla Amorim Neves; DOMINGUES, Beatriz Spotorno (Org.s).  Extensão universitária da FURG: a produção de conhecimentos a partir da prática extensionista. Rio Grande: Ed. da FURG, 2020.  Para acessar o E-book, clique aqui.

            FERRER, Francisca Carla Santos; MATOS, Júlia Silveira; SOUZA, Uirys Alves de (Org.s). Didática da história: múltiplas possibilidades de pesquisa. Brasília: Projeção, 2020. Para acessar o E-book, clique aqui.

            SENNA, Adriana Kivanski de; CESAR, Tiago da Silva (Orgs). Memória e práticas na formação de professores – volume II. Porto Alegre:
            Mundo Acadêmico, 2020. Para acessar o E-book, clique aqui.

            SANTOS, Rita de Cássia Grecco dos; OLIVEIRA, Maria Augusta Martiarena de (Org.s). Memória e práticas na formação de professores – volume I. Porto Alegre: Mundo Acadêmico, 2020. Para acessar o E-book, clique aqui.

            CARDOZO, José Carlos da Silva; SILVA, Jonathan Fachini; FELONIUK, Wagner Silveira (Org.). Caderno de resumos da II Jornada História da Infância, Juventude e Família. Rio Grande: Ed. da FURG, 2020. Para acessar o E-book, clique aqui.

            CARDOZO, José Carlos da Silva; SILVA, Jonathan Fachini da;  CESAR, Tiago da Silva; MOREIRA, Paulo Roberto Staudt; SCOTT, Ana Silvia Volpi. (Org.). História das crianças no Brasil Meridional. 2. ed. São Leopoldo: OIKOS; Editora UNISINOS, 2020. Para acessar o E-book, clique aqui.

            CARDOZO, José Carlos da Silva; SILVA, Jonathan Fachini; FELONIUK, Wagner Silveira (Org.). Caderno de Resumos: Identidade:  IV Simpósio de Pós-Graduandos e Egressos dos PPGH/Profissionais e VI Encontro dos Coordenadores de PPGH/Profissionais. Rio Grande: Ed. da FURG, 2020. Para acessar o E-book, clique aqui.

            FLORES, Alfredo de J.; ALVAREZ, Alejandro Montiel; TEIXEIRA, Anderson Vichinkeski; FELONIUK, Wagner. (Org.). Perspectivas do discurso jurídico: contribuições da história e filosofia ao direito. Rio Grande/RS: Editora da FURG, 2020. Para acessar o E-book, clique aqui.

            SANTOS, Rita de Cássia Grecco dos; VALLE,  Hardalla Santos do (Orgs.). Ensino de história e formação de professores: discussões temáticas. Rio Grande: Editora da FURG, 2014. Para acessar o E-book, clique aqui.

            PRADO, Daniel Porciuncula; MARTINEZ, Paulo Henrique (Org.s). Ensino de história: alguns caminhos, trilhas possíveis. Rio Grande: Ed. da FURG, 2019. Para acessar o E-book, clique aqui.

            SENNA, Adriana Kivanski de.  As tentativas de implantação do divórcio absoluto no Brasil e a imprensa riograndina (1889-1916). Porto Alegre: Casaletras, 2020. Para acessar o E-book, clique aqui.

            RÜCKERT, Fabiano Quadros; SILVA, Jonathan Fachini da; CARDOZO, José Carlos da Silva; CESAR, Tiago da Silva (Org.s) Histórias da Pobreza no Brasil. Rio Grande: Editora da FURG, 2019. Para acessar o E-book, clique aqui.

            Conversando com historiadoras

             WEIMER, Rodrigo de Azevedo; et. al. (Org.). Conversando com historiadoras e historiadores sul-rio-grandenses. Porto Alegre: APERS, 2020. Para acessar o E-book, clique aqui.

            EHILA2-ebook-Historia da familia-COM LOGO NA CAPA.pmd

            SCOTT, Ana Silvia Volpi;  CARDOZO, José Carlos da Silva; FREITAS, Denize Terezinha Leal; SILVA, Jonathan Fachini da (Org.s). História da família no Brasil meridional: temas e perspectivas. São Leopoldo: Oikos/UNISINOS, 2014. Para acessar o E-book, clique aqui.

             

             

             

             

             

             
          • 24/04/2020
            16h00
            Notícia

            Defesas e Qualificações

             

            PRÓXIMAS QUALIFICAÇÕES:

             

            Acadêmico(a): Eliana Duarte Nunes 

            Data de Defesa: 23/09/2021

            Horário: 9h30min

            Link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/rita-de-cassia-grecco-dos-santos-rita

            Nome do(a) Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Rita de Cássia Grecco dos Santos

             

            Título do Projeto de Qualificação: “ENSINO DE HISTÓRIA: O USO DO PODCAST PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL.”.

             

            Composição da Banca:

            Prof.ª Dr.ª Rita de Cássia Grecco dos Santos (Orientadora)

            Prof.ª Dr.ª Júlia Silveira Matos (PPGH/FURG)

            Prof.ª Dr.ª Gilsenira de Alcino Rangel (FaE/UFPEL)

            Prof.ª Dr.ª Rejane Rosaria Grecco dos Santos (PUCRS),

          • 23/04/2020
            01h45
            Notícia

            Laboratórios

            Laboratórios

            Laboratório de História, Imagem e Som, coordenado pela profa. Dra. Júlia Silveira Matos. Busca implementar, fomentar e disponibilizar documentos de natureza histórica, estimulando a pesquisa em tal área.


            Laboratório de História Oral, coordenado pela profa. Dra. Adriana Kivanski de Senna. O LHO está vinculado ao Centro de Documentação Histórica (ICHI/FURG) - CDH - e busca implementar, fomentar e disponibilizar documentos de natureza oral, gravados e transcritos, estimulando a pesquisa em tal área.

            Laboratório de História Demográfica, coordenado pela profa. Dra. Adriana kivanski de Senna, tem suas atividades desenvolvidas juntamente com o LHO. O LAHDE está vinculado ao Centro de Documentação Histórica (ICHI/FURG) - CDH - e busca implementar, fomentar e disponibilizar documentos e pesquisas referentes a análises demográficas, comportamentos coletivos e os padrões demográficos a partir de métodos e técnicas específicas além de um quadro teórico conceitual.

            Laboratório de História Indígena e Afro-brasileira. O LHIAB está vinculado ao Centro de Documentação Histórica (ICHI/FURG) - CDH - e busca implementar, fomentar e disponibilizar documentos e pesquisas referentes a História Indígena e Afro-brasileira, além de estimular os debates sobre as atuais políticas sobre o patrimônio indígena e afro-brasileiro no Brasil e na região.

            Laboratório de Educação Patrimonial, coordenado pela profa. Dra. Carmem Burgert Schiavon. O LEP está vinculado ao Centro de Documentação Histórica do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande (ICHI/FURG) e tem por objetivo fornecer às Escolas do Município de Rio Grande (e região) uma ferramenta de reflexão crítica acerca de seu currículo escolar e a inserção da temática da Educação Patrimonial nos currículos escolares das séries iniciais do ensino fundamental e médio; assim como a valorização dos seus bens culturais e ambientais, a partir das especificidades da cultura e do meio natural regional.

            Laboratório de Ensino de História, coordenado pela profa. Dra. Adriana K. de Senna e profa. Dra. Júlia S. Matos. O LABEHI, de forma independente ao CDH, constitui um setor vinculado ao Comitê Assessor de História do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ABEHI/FURG) e configura-se como um espaço destinado a pesquisa e produção na área do Ensino de História.

            Centro de Documentação Histórica (CDH), coordenado pela profa. Dra. Carmem G. B. Schiavon, possui um acervo considerável de documentos históricos, como a coleção Coriolano Benício, periódicos, fotografias e outros; oferece oficinas de restauro e preservação documental, atende ao curso de Arquivologia enquanto espaço de aprendizagem e também recebe pesquisadores.

             

          • 23/04/2020
            00h55
            Notícia

            Notícias

            Exposição Virtual: Semana Nacional dos Arquivos

            Detalhes
             Publicado: 16 Abril 2020

            A Exposição Virtual "Caminhos dos Arquivos: nossas histórias, nossas heranças" compõe as atividades da 4ª Semana Nacional de Arquivos promovida, em nível estadual, pelo Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul - APERS. Por meio desta exposição virtual, conheça as entidades que custodiam a história gaúcha; em memórias. Veja, em detalhes, documentos em destaque de cada Instituição.

            Este site (abaixo estão os links) compreende em uma exposição virtual, pela qual pode-se conhecer alguns dos lugares que preservam os registros documentais que configuram a memória do Rio Grande do Sul. 

            Sites: 

            https://www.caminhosdosarquivos.com/
            https://www.facebook.com/arquivosnasemananacional/
            Caminhos dos Arquivos - Nossas Histórias, Nossas Heranças

            Evento: Abertura Política e Contexto Internacional no Brasil pós-Vargas

            Detalhes
             Publicado: 14 Abril 2020

            Palestra sobre o posicionamento brasileiro no contexto internacional logo após o final da Segunda Guerra Mundial, mercado pela forte influência dos Estados Unidos da América, a consolidação da Guerra Fria e - internamente - um período de abertura política e a elaboração de uma das mais democráticas constituições da história brasileira.

             

            Link de acesso à Conferência: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/fernando-fernando-comiran

             

             

             

            Resultado Final - Seleção de Mestrado 01/2020

            Detalhes
             Publicado: 13 Abril 2020

            Prezados,

            já está disponível o resultado final da Seleção de Mestrado Edital 01/2020.

            Clique aqui para maiores informações sobre o processo regular 01/2020 ou no link abaixo para lista de aprovados.

            • resultado final

             

             

             

            Chamada de Trabalhos RBHCS: DOSSIÊ 2020/2 - História e Direitos da Criança e do Adolescente na América Latina

            Detalhes
             Publicado: 15 Março 2020

            A Revista Brasileira de História & Ciências Sociais (RBHCS), convida os pesquisadores interessados em divulgar seus estudos a participarem da Chamada Pública de trabalhos para o dossiê DOSSIÊ 2020/2 - História e Direitos da Criança e do Adolescente na América Latina/Historia y derechos de niños y adolescentes en Latinoamérica.

            Prazo de submissão/Fecha limite para sumisión: 31/08/2020

            Organização: Prof. Dr. Humberto Miranda (UFRPE) e Prof. Dr. José Cardozo (FURG)

            Site: https://periodicos.furg.br/rbhcs

             

            Evento: XV Encontro Estadual de História da ANPUH-RS

            Detalhes
             Publicado: 14 Fevereiro 2020

            O Encontro Estadual de História é a principal das atividades científicas da ANPUH-RS no Estado. É realizado bienalmente, tendo um tema central escolhido de acordo com a pertinência historiográfica e social. O tema “História & Resistências” dialoga com os últimos acontecimentos regionais, nacionais e internacionais e procura criar um espaço fecundo para diálogos e discussões a respeito do presente e do futuro da produção, circulação e defesa do conhecimento histórico e científico, bem como a vivência democrática. Se temos acompanhado com preocupação retrocessos em relação a aprofundamentos democráticos realizados nos últimos anos, percebemos também utopias e distopias demarcadas por lutas sociais e manifestações culturais diversas que apontam para formas de reflexão e ação prementes para a discussão acadêmica e social.

            E-book: Histórias da Pobreza no Brasil

            Detalhes
             Publicado: 10 Dezembro 2019

             
             Informações adicionais
            • Editora:Editora da FURG
            • Ano: 2019
            • Organizador(a):Fabiano Quadros Rückert, Jonathan Fachini da Silva, José Carlos da Silva Cardozo, Tiago da Silva Cesar
            • Para acessar o E-book, clique aqui.
          • 23/04/2020
            00h23
            Notícia

            Início

             Seja muito bem-vindo ao site do PPGH-FURG! 

             

             

                     

             

             

             

             

          • 22/04/2020
            23h16
            Notícia

            Perfil do Egresso

            Ao concluir o curso de Mestrado em História no PPGH-FURG, o egresso estará capacitado a:

            a) construir problemas, formular hipóteses e empregar conceitos teóricos de pesquisa em História;
            b) articular, de forma orgânica, as dimensões teórica, metodológica e empírica na pesquisa e no ensino de História;
            c) incorporar, às suas reflexões históricas, as contribuições de diferentes áreas do conhecimento nas práticas e saberes do ensino de História;
            d) valorizar o trabalho acadêmico desenvolvido em equipe;
            e) redigir um texto acadêmico de História;
            f) estar apto a exercer a docência em nível de graduação e/ou atender a uma demanda diversificada do mercado de trabalho, para atuar em institutos culturais e de pesquisa, em meios de comunicação de massa e em assessorias culturais políticas.

          • 22/04/2020
            23h07
            Notícia

            Objetivos

            O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande (PPGH-FURG) tem por objetivos:

            a) Desenvolver, ampliar e aprofundar o estudo em História suas práticas e pesquisas no ensino de História e vivências de ensino-aprendizagem;
            b) Promover a capacitação de pessoal no exercício de atividades relacionadas ao ensino e a pesquisa histórica;
            c) Estimular a discussão inter e transdisciplinar entre as diversas áreas do conhecimento, buscando soluções conjuntas de problemas sociais;
            d) Propiciar a inter-relação entre a graduação e a pós-graduação, possibilitando a reflexão sobre a construção do conhecimento histórico;
            e) Buscar a integração com as redes de ensino fundamental e médio, estimulando a reflexão e a ação integralizadora sobre a educação em geral e o ensino de história.

          • 22/04/2020
            22h58
            Notícia

            Disciplinas e Ementas

            Disciplinas  Obrigatórias


            • 1.Teoria e metodologia da pesquisa no ensino de história
            • 2. Memória e práticas na formação de professores
            • 3. Campos, conceitos e linguagens da História
            • 4. Docência orientada
            • 5. Seminário do Trabalho de Conclusão de Mestrado
            • 6. Seminário de orientação

             

            Disciplinas Eletivas

             

            1. História e gênero na sala de aula
            2. Projetos de Educação Histórica
            3. A formação do espaço público na escola brasileira
            4. A imprensa como fonte para ensinar e pesquisar a História
            5. Os livros didáticos e a Historiografia
            6. O meio ambiente e o ensino de História
            7. Cartografia e o ensino de História por meio de mapas
            8. Cultura material e paisagem como campo da História
            9. Identidade, história e os saberes em sala de aula
            10. História e cultura afro-brasileira no ensino de História
            11. História e cultura indígena no ensino de História
            12. Identidades, Docência e tensões curriculares 
            13. Currículo de História e livros didáticos na produção de sentidos
            14. História do Ensino de História
            15. Didática da História: Trajetória, Desafios e Perspectivas
            16. Ensino de História e a Questão das Temporalidades
            17. Educação Patrimonial e Ensino de História
            18. Metodologia no Ensino de História: o Pesquisador-Professor e o Professor-Pesquisador
            19. Produção de Material Didático e o Universo Virtual
            20. Tópicos especiais em Ensino de História I
            21. Tópicos especiais em Ensino de História II
            22. Docência orientada
            23. Trabalho individual

            Voltar para o topo
             
          • 22/04/2020
            22h54
            Notícia

            Coordenação

            Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História - PPGH-FURG

            Coordenador: Prof. Dr. José Carlos da Silva Cardozo

            Coordenador adjunto: Prof. Dr. Wagner Silveira Feloniuk

            Secretária: Me. Liane Duarte

             

            Coordenadoras/es do PPGH-FURG e período de gestão

            2011 -2013

            Dra. Júlia Silveira Matos - Coordenadora

            Dr. Francisco das Neves Alves -Adjunto

            2014-2015

            Dra. Júlia Silveira Matos - Coordenadora

            Dr. Daniel Porciuncula Prado - Adjunto

            2015-2016

            Dr. Daniel Porciuncula Prado - Coordenador Pro-Tempore

            2017

            Dra. Adriana Fraga da Silva - Coordenadora

            Dra. Vivian da Silva Pauliscth - Adjunta

            2017

            Dra. Júlia Silveira Matos - Coordenadora

            Dra. Adriana Kivanski de Senna - Adjunta

            2018-2022

            Dra. Júlia Silveira Matos - Coordenadora

            Dra. Adriana Kivanski de Senna - Adjunta

            2023-2024

            Dra. Adriana Kivanski de Senna - Coordenadora

            Dr. José Carlos da Silva Cardozo - Adjunto

            2025-2026

            Dr. José Carlos da Silva Cardozo  - Coordenador

            Dr. Wagner Silveira Feloniuk - Adjunto

             

             

          • 22/04/2020
            22h49
            Notícia

            Linhas de Pesquisa

            Prática e pesquisa no ensino de História

            Centra-se na análise do papel das práticas e das pesquisas no ensino de História, assim como, na formação do historiador-docente como pesquisador. Visa a promover um debate que apresenta a pesquisa como parte indissociável do ensino de História. Desta forma, estrutura-se a partir dos estudos sobre o ofício do historiador, procurando debater as práticas nas quais o historiador-docente realiza a pesquisa e o ensino de história.

            Campos e linguagens da História

            Centra-se na pesquisa dos diferentes campos do conhecimento histórico e suas múltiplas linguagens, assim como o papel dos saberes da história regional, ambiental, afro-brasileira, indígena, cartográfica, das religiões e religiosidades e da cultura material para o ensino de História. Esta linha entende que o processo geral de produção dos saberes históricos ocorre a partir da articulação entre a historiografia e o conhecimento produzido por professores e alunos em espaços escolares e não escolares. Busca-se compreender e interpretar os caminhos de dialogicidade com as práticas e reflexões do saber/conhecimento presente entre os docentes e alunos.

            História pública e lugares de memória

            Esta linha de pesquisa se constitui a partir da perspectiva historiográfica que está voltada para a análise, compreensão e explicação dos fenômenos que envolvem conhecimentos históricos formados em debates públicos e em dinâmicas internas de construção da memória e, portanto, de aprendizagens históricas. Nessa perspectiva, a presente linha de pesquisa propõe a consolidação e orientação de pesquisas que se voltem para a compreensão das relações entre as aprendizagens históricas e os usos do passado pela História Pública.

          • 22/04/2020
            22h45
            Notícia

            Área de Concentração

            A presente área de concentração intitulada "História" tem como objetivo a qualificação dos profissionais de ensino de História nos níveis fundamental, médio e superior, a partir do desenvolvimento de habilidades e competências para a construção de reflexões sobre o ensino de História, a cidadania, a profissionalização e a responsabilidade social, assim como, o aprimoramento de uma cognição histórica. Na mesma direção, eles deverão refletir sobre a pesquisa no ensino de História, como forma de valorização dos saberes docentes e discentes sobre ideias substantivas (como democracia, revolução etc) e/ou sobre a natureza da História (como explicação, evidência, significância, temporalidade, consciência histórica). Isso com vistas a dar continuidade à formação do historiador-docente, assim como, desenvolver pesquisas voltadas à análise do ensino de História como aparelho cultural, social e político, capaz de interferir na formação da memória e das identidades coletivas. Propõem-se aqui a ampliação e a atualização de conhecimentos em História, a aquisição de novos saberes e o contato com metodologias nas áreas do ensino de história, a transposição de saberes da disciplina de História para contextos escolares, assim como, a análise reflexiva e crítica de situações e vivências de ensino-aprendizagem dos conhecimentos históricos. Essa área é sustentada pelas pesquisas realizadas pelos docentes que compõe o Mestrado e Doutorado em História - Modalidade Profissional, os quais são responsáveis pela criação de grupos de pesquisa e laboratórios, com vistas a atender as demandas da profissionalização do historiador-docente.

          • 30/07/2019
            11h38
            Notícia

            Documentos, Normas e Regimento

            Neste espaço, tem-se acesso aos documentos mais acessados pelos docentes e discentes.

            Caso queria acesso ao Regimento do PPGH-FURG, Atas, Normativas do Credenciamento ou Descredenciamento Docente e demais Formulários, acesse o submenu lateral.

             

            Guia do aluno

            Guia do aluno

            Guia de Matrícula

            Guia de matrícula

             

            Documentos do PPGH-FURG - Todos os documentos estão no Google Drive, faça o download e preencha, não peça acesso para edição

             

            Formulários

            Formulário de Agendamento de Qualificação/Defesa de TCM

            Formulário para pedido de prorrogação de Defesa de TCM

            Formulário para pedido de troca de orientação

            Formulário co-orientação

            Formulário de Solicitação de trancamento de curso

            Formulário de Solicitação de Desligamento de curso

            Formulário para solicitar viatura - Antecedência de 15 dias  (não pedir acesso. fazer download)

             

            Modelos

            MODELO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MESTRADO (TCM) - Relatório Técnico

            Modelo de cartaz para divulgação de Banca (Qualificação/Defesa de TCM)

             Modelo de relatório para o estágio docência

            Modelo Plano de trabalho do estágio docência

            Modelo de Relatório Final para Pós-Doutoramento

             

            Normativas

            INSTRUÇÃO Nº 01/2020, DE 31 DE AGOSTO DE 2020 - Dispõe sobre o Relatório Técnico - RT 

             Guia rápido de itens obrigatórios nos protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos 

            Norma Complementar Especial 01/2024 - Dispõe sobre a Avaliação da Proficiência em Língua Estrangeira

             

            Autoarquivamento da dissertação ou tese (Depósito na Biblioteca)

             

            1º Passo - Solicitar ficha catalográfica, para o tutorial Clique aqui.

            Como fazer a solicitação da ficha catalográfica

            - Acesse o Sistema FURG, com seu login e senha.

            - No canto superior esquerdo da tela, clique em "Solicitações".

            - No campo  "Unidade",selecione a opção "Prograd/SIB - Sistema de Bibliotecas".

            - No campo "Tipo de solicitação", selecione "Ficha catalográfica".

            - Preencha os campos com as informações solicitadas.

            - Para finalizar, basta anexar o trabalho completo ou um arquivo contendo a folha de rosto do trabalho, o resumo, as palavras-chave e o número total de páginas, e clicar em "Registrar solicitação".

            2º Passo - Realizar o Depósito no Sistema de Bibliotecas da FURG, para o tutorial Clique aqui.

             

          • 01/11/2018
            08h42
            Notícia

            Contact

            Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
            Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI)
            Programa de Pós-Graduação em História (PPGH-FURG)

            Avenida Itália, Km Nº 8 - Campus Carreiros
            Rio Grande
            Rio Grande do Sul
            96203-900
            Brasil

            Telefone:  + 55 53 3293-5047

            Endereço:  ccpghistoria@furg.br

          • 24/07/2018
            12h29
            Notícia

            School Cycle

            Calendar

            Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.

            Class Schedule

            Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.

             
             
          • 03/10/2017
            13h31
            Notícia

            Admission

            The Graduate Program in History (“PPGH”) usually releases public calls for the admission process at the end of the year. Sporadically in the middle of the year an extra admission process takes place.

             

          • 03/10/2017
            13h29
            Notícia

            Infrastructure

            Laboratories

            History, Image and Sound Laboratory, managed by Prof. Júlia Silveira Matos, Phd. It seeks to implement, promote and make documents of a historical nature available, stimulating research in this area.

            Oral History Laboratory, managed by Prof. Adriana Kivanski of Senna, PhD. The LHO is linked to the Historical Documentation Center (ICHI/FURG) - CDH - and seeks to implement, promote and make available oral documents, recorded and transcribed, stimulating research in this area.

            Demographic History Laboratory, managed by Prof. Adriana kivanski from Senna, PhD, develops its activities with LHO. LAHDE is linked to the Historical Documentation Center (ICHI/FURG) - CDH - and seeks to implement, foster and make available documents and research related to demographic analysis, collective behaviors and demographic patterns from specific methods and techniques in addition to a conceptual theoretical framework.

            Indigenous and Afro-Brazilian History Laboratory. LHIAB is linked to the Historical Documentation Center (ICHI/FURG) - CDH - and seeks to implement, foster and make available documents and research on Indigenous and Afro-Brazilian History, as well as to stimulate debates on current policies on Indigenous and Afro-Brazilian heritage in Brazil and region.

            Heritage Education Laboratory, managed by Prof. Carmen Burgert Schiavon, PhD. LEP is linked to the Historical Documentation Center of the Institute of Human Sciences and Information of Federal University of Rio Grande (ICHI/FURG) and aims to provide schools from the city of Rio Grande (and region) a tool for critical reflection about their school curriculum and the insertion of the theme of Heritage Education in the school curricula of Elementary School  and first years of High School; it also aims to promote appreciation of their cultural and environmental assets, from the specificities of culture and the regional natural environment.

            History Teaching Laboratory, managed by Prof. Adriana K. de Senna, PhD, and Prof. Julia S. Matos, PhD. LABEHI, separate from CDH, is a sector linked to the History Advisory Committee of the Institute of Human Sciences and Information (ABEHI/FURG) and is configured as a space for research and production in the area of History Teaching.

            Historical Documentation Center (CDH), managed by Prof. Carmen G. B. Schiavon, PhD, has a considerable collection of historical documents, such as the Coriolano Benício collection, journals, photographs and others; it offers restoration workshops and documentary preservation, it assists the course of Archivology as a learning space and also receives researchers.

             

          • 03/10/2017
            13h28
            Notícia

            Teachers

             

            Adriana Kivanski de Senna

            • PhD in History - PUCRS

            • Areas of Interest:  Teaching History and Oral History 

            • Line of Research:  Practice and research in the teaching of History

            • Contact:  adrianasenna@furg.br

            _________________________________________________________

            Carmen G. Burgert Schiavon

            • PhD in History - PUCRS

            • Areas of Interest: Memory; patrimony; collections; Afro-Brazilian history and culture; Law 10.639/2003; slavery and post-abolition.

            • Line of Research:  Fields and Languages ​​of History

            • Contact:  cgbschiavon@yahoo.com.br

            _________________________________________________________

            Claudio Renato Morais da Silva

            • PhD in Environmental Education - FURG, with a Post-Doctoral Internship in Education - UFSC

            • Areas of Interest:  Information Science and Environmental Science.

            • Line of Research:  Practice and research in the teaching of History

            • Contact:  claudiusrenato@gmail.com

            _________________________________________________________

            Daniel Porciuncula Prado

            • PhD in Environmental Education - FURG

            • Areas of Interest:  Environmental History and Environmental Education.

            • Line of Research:  Fields and Languages ​​of History

            • Contact:  danielhistprado@yahoo.com.br

            __________________________________________________________

            Gianne Zanella Atallah

            • PhD in Social Memory and Cultural Heritage - UFPEL

            • Areas of Interest:  Social Memory, Cultural Heritage, Collections, Memory Institutions, Museums, Photography, Gender and History Teaching.

            • Line of Research:  Fields and Languages ​​of History

            • Contact: gizaatallah@gmail.com

            __________________________________________________________

            Jose Carlos da Silva Cardozo

            • PhD in History, with Post-Doctoral Internship in History - UNISINOS

            • Areas of Interest:  Family History, Children's History, Practices of Justice, History of Immigration, Comics, Theory and Methodology of History, Latin American History and History of International Relations.

            • Line of Research:  Practice and research in the teaching of History 

            • Contact:  jcardozo@furg.br

            __________________________________________________________

            Júlia Silveira Matos

            • PhD in History at PUCRS, with a Post-Doctoral Internship in History - UFPEL

              Areas of Interest:  Textbook and history teaching.

              Line of Research:  Practice and research in the teaching of History

            • Contact:  jul_matos@hotmail.com 

            • ___________________________________________________________

             

            Jussemar Weiss Goncalves

            • PhD in Education, with a Post-Doctoral Internship in Education - UFRGS

            • Areas of Interest:  Public and popular education, gender studies, poverty and history education and teaching.

            • Line of Research: Practice and research in the teaching of History

            Contact:  jussweiss@hotmail.com

            _________________________________________________________

            Marlon Borges Pestana

            • PhD in History - UNISINOS

            • Areas of Interest:  Heritage Education, Countryside Culture, History of Indigenous Culture, Afro-Brazilian Culture and Interculturality, Cultural Heritage, Built Heritage, Historical Architecture, Historical Archeology, History of the Rural World, Popular Culture, Diversity of Historical Sources, Archeology of Traditional Communities, Teaching History in Rural Education, Cultural Anthropology, Ethnography, History of Rural Social Movements and Practices of Teaching History in Rural Extensions.

            • Line of Research:  Fields and Languages ​​of History

            • Contact:  mbpestana@furg.br

            •  

              _________________________________________________________________ 

            Renata Braz Goncalves

            • PhD in Education - UFPEL, with a Post-Doctoral Internship in Education - Universidad Complutense de Madrid (Spain).

            • Areas of Interest : History of Reading, History of Education, Teaching History, Mediation of Reading, Information Competence, Teaching Librarianship, Libraries, Research Methodology and Book and Reading Policies.

            • Line of Research:  Fields and Languages ​​of History

            • Contact: renatabraz@furg.br 

            • _________________________________________________________________

            Rita de Cassia Grecco dos Santos

            • PhD in Education - UFPEL

            • Areas of Interest:  Teacher Training, History Teaching, History of Education, History of School Institutions, Culture and Social Representations, Human Rights Education, Popular Education, Higher Education, Memory and Distance Learning.

            • Line of Research:  Practice and research in the teaching of History

            • Contact: ritagrecco@yahoo.com.br

            • _____________________________________________________________________

            Rosane Márcia Neumann  (Visiting Professor)

            • PhD in History - PUCRS, with a Post-Doctoral Internship in History - Freie Universität Berlin (Germany)

              • Areas of Interest: German e/immigration in Latin America (19th and 20th century); representations of Brazil in German emigrant circles; immigration and colonization; public and private colonies in Rio Grande do Sul; colonization companies; migratory trajectories; network of German intellectuals.

              • Line of Research:  Fields and Languages ​​of History 

              • Contact: rosaneneumann@gmail.com

            • _____________________________________________________________________

            Wagner Silveira Feloniuk

            • PhD in Law - UFRGS, with a Post-Doctoral Internship in New Technologies and Law - Università degli Studi Mediterranea di Reggio Calabria (Italy)

              • Areas of Interest:  Public History, History of Law, History of Public Law, History of Constitutional Law, Constitutional Law, Social and Legal History of Education.

              • Line of Research: Fields and Languages ​​of History 

              • Contact: wf@furg.br

              • _____________________________________________________________________
            •  
            • Post-Doctoral Internship
            •  
              • Fabiano Quadros Rückert

                • PhD in History - UNISINOS and PhD in Heritage - Universidad de Jaén (Spain)

                  • Areas of Interest:  Urban History, History of Poverty, Environmental History and History of Water Supply.

                  • Line of Research: Practice and research in the teaching of History 

                  • Contact: fabianoqr@yahoo.com.br

                  • _____________________________________________________________________
          • 03/10/2017
            13h26
            Notícia

            Curricular Structure

            CURRICULUM STRUCTURE

             Curriculum

            • 09 credits for basic subjects (mandatory);
            • 02 teaching internship credits (mandatory)
            • 12 credits from elective subjects;
            • 06 credits for seminars (mandatory);
            • 06 Master's Thesis credits (TCM).

             

            Requirements for obtaining the Master's Degree:

            • (i) Attainment, with the program's approval, of the established credits;
            • (ii) Approval on proficiency exam;
            • (iii) Approval on research project qualifying examination;
            • (iv) Approval on Public Thesis Defense.

            Total of credits: 30 credits

            24 credits in subjects and 06 more in the Master's Thesis (TCM)

          • 03/10/2017
            13h26
            Notícia

            Research

            English Title Content

            Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.

            English Title Content

            Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.

            English Title Content

            Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.

          • 03/10/2017
            13h25
            Notícia

            Introduction

            PROFESSIONAL MASTER'S DEGREE IN HISTORY

            In operation since 2011 and with the area of concentration in "History, research and teaching-learning experiences", The History Graduate Program of Federal University of Rio Grande - Professional Master's in History (PPGH-FURG) is the pioneer in the country in the offer of Master's in History in the professional modality and obtained, in the last quadrennial evaluation of CAPES/MEC, grade 4 (on a scale up to 7).

            The focus of the program is on the qualification of History teaching professionals at Compulsory and Higher Education levels, from the development of skills and capabilities for the construction of reflections on History teaching, citizenship, professionalization and social responsibility, as well as the improvement of a historical cognition.

            RESEARCH AREAS

            a)Practice and research in History teaching

            b)Fields and languages of History

            What is a Master's degree in the Professional modality?

            The professional master's degree is a modality of graduate education stricto sensu. The master's degree obtained in professional master's programs, recommended and evaluated by Capes and accredited by the National Council of Education (CNE), has national validity and grants its holder the same rights granted to holders of the title in academic master's programs.

            Training should be aimed at exposing students to the processes of applied use of knowledge and the exercise of innovation, with the enhancement of professional experience. Some of the objectives of the professional master's degree are to train qualified professionals for the exercise of advanced professional practice and transforming procedures. It also aims to transfer knowledge to society, meeting specific demands and productive arrangements for national, regional or local development besides contributing to add competitiveness and increase productivity in companies, public and private organizations. Meet the Regulatory Ordinance No. 7, published in the National Gazette.

            Source: http://www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/36-noticias/2833-capes-regula-a-oferta-de-mestrado-profissional.

          Back to Top
          PPG
          Home
          Introduction
          Objective
          Area of Concentration
          Curricular Structure
          Teachers
          Infrastructure
          Admissions
          Revista Brasileira de História & Ciências Sociais — (Brazilian Journal of History & Social Sciences) RBHCS
          Contact
           
           
          Social Networks
          Facebook
          Youtube