-
06/01/202521h25Notícia
Normas da Proficiência
Norma Complementar Especial 01/2024 (Dispõe sobre a Avaliação da Proficiência em Língua Estrangeira).
-
16/07/202420h09Notícia
Processo Seletivo Discente - Doutorado
Processo Seletivo 2026
Edital 07/2025 - Seleção de Doutorado em História - PPGH-FURG
Inscrições de 01 de agosto de 2025 a 30 de setembro de 2025
Edital (publicado em 08/07/25)
Link para Inscrição e acompanhamento da seleção: https://siposg.furg.br/curso/1088
***
Processo Seletivo 2025
Edital 04/2025 - Seleção de Doutorado em História - PPGH-FURG
Inscrições de 02 de Abril à 30 de Junho de 2025
Edital (publicado em 18/03/25)
Link para Inscrição, anexos e acompanhamento da seleção: https://siposg.furg.br/curso/1088
***
-
22/02/202411h00Notícia
Divulgação: Lista de homologação das inscrições da seleção do mestrado
A Comissão de Seleção divulga a lista de homologação das inscrições da seleção do mestrado, que pode ser conferida aqui.
-
13/03/202315h47Notícia
Seleção de Aluno Especial - Disciplina
Edital de seleção simplificada de aluno especial para disciplina no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande (PPGH-FURG)
Edital 02/2025 (publicado em 18/03/2025)
Lista de inscrições (publicado em 27/03/2025)
Reserva de vagas (publicado em 27/03/2025)
Resultado (publicado em 28/03/2025)
Link para Inscrição e acompanhamento da seleção: https://siposg.furg.br/curso/997
***
Edital 02/2024 (publicado em 19/06/2024)
Resultado (publicado em 27/06/2024)
Link para Inscrição e acompanhamento da seleção: https://siposg.furg.br/curso/997
***
Divulgação da lista de inscrições (publicado em 02/04/2023)
Resultado do Edital de seleção simplificada de aluno especial para disciplina (publicado em 05/04/2023)
Link para Inscrição e acompanhamento da seleção: https://siposg.furg.br/curso/997
-
04/11/202210h50Notícia
Autoavaliação e Acompanhamento
Espaço para a Comissão de Autoavaliação e Acompanhamento do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande (PPGH-FURG) apresentar os indicadores, dados e discussões relativos a Comunidade do PPGH-FURG.
Comissão de Autoavaliação e Acompanhamento do PPGH-FURG
2025-2028
Prof. Dr. José Carlos da Silva Cardozo - Presidente
Profa. Dra. Adriana Kivanski de Senna
Prof. Dr. Wagner Silveira Feloniuk
2023-2024
Profa. Dra. Adriana Kivanski de Senna - Presidente
Prof. Dr. José Carlos da Silva Cardozo
Prof. Dr. Wagner Silveira Feloniuk
Os resultados podem ser acessados clicando aqui.
-
24/11/202114h14Notícia
Colóquio PPGH FURG
O Colóquio do PPGH FURG tem por intento promover espaços de diálogos que permeiam o ensino de história, para isso buscamos promover o intercâmbio de pesquisas, relatos e práticas entre pesquisadores de pós-graduação, graduação e docentes da educação básica. Permitindo a intersecção do ensino de história com os demais campos complementares.
IV Colóquio do PPGH FURG - 2022 - "História local em debate: conectando novas perspectivas"
III Colóquio do PPGH FURG - 2021 - "Histórias locais e personalidades invisíveis"
II Colóquio do PPGH FURG - 2018 - "Ensino de história e diálogos transversais"
I Colóquio do PPGH FURG - 2017
Cartazes das edições
-
11/03/202109h05Notícia
-
11/03/202108h41Notícia
Estágio Pós-Doutoral
O Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande (PPGH-FURG) é um programa de aprimoramento em pesquisa avançada, sob supervisão de pesquisador experiente, realizado por portadores do Título de Doutor com o objetivo de aprofundar a capacidade de pesquisa do Pós-Doutorando e elevar o nível de excelência científica e tecnológica da área de História na FURG. O Estágio Pós-Doutoral no PPGH-FURG é regulamentado pela Instrução Normativa 01/2021.
Edital 2025 em fluxo contínuo para Estágio de Pós-Doutoramento no PPGH-FURG
Edital 2024 em fluxo contínuo para Estágio de Pós-Doutoramento no PPGH-FURG
Edital 2023 em fluxo contínuo para Estágio de Pós-Doutoramento no PPGH-FURG
_____________________________________________________________
Pós-Doutorandos no PPGH/FURG
Nome: Fabiano Quadros Rückert (Lattes)
Período: 06/2021 - 06/2022
Supervisor: José Carlos da Silva Cardozo
-
01/02/202110h27Notícia
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais — (Brazilian Journal of History & Social Sciences) RBHCS
The Revista Brasileira de História & Ciências Sociais — (Brazilian Journal of History & Social Sciences) RBHCS — (ISSN 2175-3423) is a scientific journal of Federal University of Rio Grande (FURG), linked to The Graduate Program in History (“PPGH”), and it was created to meet the need for greater circulation of academic knowledge, seeking to promote dialogue between History & Social Sciences.
Qualis/Capes A3 - International
Available at: https://periodicos.furg.br/rbhcs
-
01/02/202110h21Notícia
Area of Concentration
The area of concentration entitled "History, Research and teaching-learning experiences" aims to qualify History teaching professionals from Middle School and High School, from the development of skills and capabilities to build reflections on History teaching, citizenship, professionalization and social responsibility, to the improvement of historical cognition. Likewise, they should reflect on research in History teaching as a way of valuing teaching and student knowledge about substantive ideas (such as democracy, revolution, etc.) and/or about the nature of History (such as explanation, evidence, significance, temporality, historical awareness). The goal is to continue the formation of the historian-teacher, as well as to develop research aimed at analyzing the teaching of History as a cultural, social and political apparatus, capable of interfering in the formation of memory and collective identities. Here, we propose the expansion and updating of expertise in History, the acquisition of new knowledge and contact with methodologies in the fields of History teaching, the transposition of knowledge from the History subject to school contexts, as well as the reflexive and critical analysis of situations and experiences of teaching-learning of historical knowledge. This area is supported by the research carried out by professors who make up the Master's degree in Professional History modality, who are responsible for the creation of research groups and laboratories, in order to meet the demands of the professionalization of the historian-teacher.
-
01/02/202110h17Notícia
Objective
The History Graduate Program of Federal University of Rio Grande (PPGH-FURG) aims to:
(a) develop, expand, and deepen the study of History, of its practice and research on History teaching and experiences of the teaching-learning process;
b) promote the training of staff who performe activities related to teaching and research;
c) encourage inter and transdisciplinary discussion among the various areas of knowledge, seeking solutions to social problems;
d) promote the interrelationship between the undergraduate and graduate students, enabling the possibility of reflecting on the construction of historical knowledge;
e) seek the integration of Middle School and High School by stimulating integralized reflection and action about education in general and the teaching of History. -
01/02/202109h58Notícia
Home
PROFESSIONAL MASTER'S DEGREE IN HISTORY
In operation since 2011 and with the area of concentration in "History, research and teaching-learning experiences", The History Graduate Program of Federal University of Rio Grande - Professional Master's in History (PPGH-FURG) is the pioneer in the country in the offer of Master's in History in the professional modality and obtained, in the last quadrennial evaluation of CAPES/MEC, grade 4 (on a scale up to 7).
The focus of the program is on the qualification of History teaching professionals at Compulsory and Higher Education levels, from the development of skills and capabilities for the construction of reflections on History teaching, citizenship, professionalization and social responsibility, as well as the improvement of a historical cognition.
RESEARCH AREAS
a)Practice and research in History teaching
b)Fields and languages of History
What is a Master's degree in the Professional modality?
The professional master's degree is a modality of graduate education stricto sensu. The master's degree obtained in professional master's programs, recommended and evaluated by Capes and accredited by the National Council of Education (CNE), has national validity and grants its holder the same rights granted to holders of the title in academic master's programs.
Training should be aimed at exposing students to the processes of applied use of knowledge and the exercise of innovation, with the enhancement of professional experience. Some of the objectives of the professional master's degree are to train qualified professionals for the exercise of advanced professional practice and transforming procedures. It also aims to transfer knowledge to society, meeting specific demands and productive arrangements for national, regional or local development besides contributing to add competitiveness and increase productivity in companies, public and private organizations. Meet the Regulatory Ordinance No. 7, published in the National Gazette.
-
06/11/202017h47Notícia
Eleições para Coordenação e Coordenação Adjunta do PPGH
Espaço dos Editais das Eleições para Coordenação e Coordenação Adjunta do
Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande (PPGH-FURG).
Eleição para Coordenação e Coordenação Adjunta do PPGH-FURG - Período 2025-2026
Edital 2025/2026 (Publicado em 16/12/2024)
Chapa Homologada (Publicado em 18/12/2024)
Lista de Aptos a votar na eleição do PPGH-FURG (Publicada em 18/12/2024)
Lista de Aptos a votar nas eleições após período recursal (Publicada em 20/12/2024)
Link para votação, clique aqui.
Resultado da Eleição (Publicado em 08/01/2025)
Resultado Homologado (Publicado em 10/01/2025)
Eleição para Coordenação e Coordenação Adjunta do PPGH-FURG - Período 2023-2024
Lista de Aptos a votar na eleição do PPGH-FURG (atualizada em 15/12/2022)
Link para votação, clique aqui.
****
Eleição para Coordenação e Coordenação Adjunta do PPGH-FURG - Período 2021-2022
Lista de aptos a votar na eleição do PPGH-FURG
-
05/11/202016h32Notícia
Editais para Docentes
Neste espaço são colocadas informações sobre Editais de Credenciamento Docente e Processos Seletivos para Professor Visitante.
Ano 2025 - Professor Visitante
Edital n. 5/2025 - Professor Visitante
Período de inscrição: 01 de Agosto até 30 de Setembro de 2025
Edital (publicado em 01/07/2025)
Link de inscrição e acompanhamento da seleção: https://siposg.furg.br/curso/1088
Procedimentos para a Contração - Relação de Documentos
Deliberação n. 20/2003 CODEP - Regulamentação do artigo 14, § 1º do PUCRCE
Declaração acúmulo de Cargos - Instrução Normativa n. 02/2010 Progep
Declaração - Sem Contrato 24 meses - Lei n. 8745/1993
_______________________________________________________________________________________________________________________
Ano 2023 - Professor Visitante
Edital n. 001/2023 - Professor Visitante
Período de inscrição: 31/01/2023 - 30/03/2023
05/04 - Inscrições realizadas antes do período recursal
05/04 - Informe de dispensa de membros titulares da comissão de seleção
09/04 - Inscrições homologadas após período recursal
24/04 - Resultado Parcial - Antes do período recursal
27/04 - Resultado Homologado das Etapas - Após período recursal
27/04 - Resultado Final
Procedimentos para a Contração - Relação de Documentos
Deliberação n. 20/2003 CODEP - Regulamentação do artigo 14, § 1º do PUCRCE
Declaração acúmulo de Cargos - Instrução Normativa n. 02/2010 Progep
Declaração - Sem Contrato 24 meses - Lei n. 8745/1993
Link de acompanhamento da seleção: https://siposg.furg.br/curso/997
_______________________________________________________________________________________________________________________
Ano 2022 - Credenciamento e Recredenciamento Docente no PPGH-FURG
Período de inscrição: 11/11/2022 até 20/01/2023
Edital (publicado em 11/11/2022)
Homologação (publicado em 24/01/2023)
Resultado Homologado (publicado em 01/02/2023)
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ano 2020 - Professor Visitante
Edital n. 001/2020-2021 - Professor Visitante
Período de inscrição: 23/11/2020 - 30/01/2021
02/01 - Inscrições realizadas antes do período recursal
09/01 - Inscrições homologadas após período recursal
21/02 - Resultado Parcial - Antes do período recursal
27/02 - Resultado Homologado das Etapas - Após período recursal
Procedimentos para a Contração - Relação de Documentos
Deliberação n. 20/2003 CODEP - Regulamentação do artigo 14, § 1º do PUCRCE
Declaração acúmulo de Cargos - Instrução Normativa n. 02/2010 Progep
Declaração - Sem Contrato 24 meses - Lei n. 8745/1993
Link de acompanhamento da seleção: https://siposg.furg.br/curso/997
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ano 2020 - Credenciamento Docente
Edital n. 002/2020 - Credenciamento Docente
Período de inscrição: 22/12 a 29/01/2021
Homologação 08/02/2021
Divulgação do Resultado Final 18/02/2021
Inscrições Homologadas em 08/02
-
24/08/202011h51Notícia
Aulas Magnas
Aulas Magnas do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande (PPGH-FURG)
Ano 2025
Ano 2024
Ano 2023
Ano 2021
Para acessar o vídeo da palestra, clique aqui.
Ano 2020
Para acessar o vídeo da palestra, clique aqui.
-
13/08/202000h11Notícia
Ciclo de Palestras
O Ciclo de Palestras do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande (PPGH-FURG) é uma atividade que busca promover a reflexão e o diálogo sobre os temas mais latentes para a pesquisa e o ensino de História.
Para acessar as palestras, clique na imagem do cartaz
Ano 2023 - III Ciclo de Palestras do PPGH-FURG
Dia 06 de junho
Para acessar o link da palestra, clique na imagem.
Dia 31 de maio
Para acessar o link da palestra, clique na imagem.
Dia 12 de abril
Para acessar o link da palestra, clique na imagem.
Ano 2021 - II Ciclo de Palestras do PPGH-FURG
Dia 14 de Dezembro
Para acessar o link da palestra, clique aqui.
Dia 22 de Novembro
Dia 11 de Novembro
Para acessar o link da palestra, clique aqui.
Dia 07 de Outubro
Para acessar o link da palestra, clique aqui.
Dia 26 de Agosto de 2021
Para acessar o link da palestra, clique aqui.
Ano 2020 - I Ciclo de Palestras do PPGH-FURG
Dia 24 de Novembro de 2020
Para acessar o link da palestra, clique aqui.
Dia 20 de Outubro de 2020
Para acessar o link da palestra, clique aqui.
Dia 08 de Setembro de 2020
Para acessar o link da palestra, clique aqui.
Dia 07 de Agosto de 2020
Para acessar o vídeo da palestra, clique aqui.
-
26/04/202017h11Notícia
Credenciamento e Recredenciamento - Normativa
Extraído do Regimento do PPGH-FURG
Art. 23 O processo de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes será realizado na periodicidade de quatro anos e respeitará o Art. 20 deste Regimento. § 1º A Comissão de Credenciamento, Recredenciamento e Descredenciamento será composta por, no mínimo, três docentes titulares e três suplentes. § 2º O docente em recredenciamento deve ter cumpridos os requisitos para ser professor permanente, ter currículo Lattes atualizado e fazer pedido formal. § 3º O docente em recredenciamento que não atender aos requisitos de professor permanente pode, além do cumprimento do parágrafo anterior, apresentar plano de adequação e cumprimento dos requisitos em até 2 (dois) anos, que poderá ser homologado pela coordenação, com recurso ao colegiado. § 4º Será descredenciado o docente que não houver cumprido os requisitos de professor permanente e não aderir ao procedimento descrito no parágrafo anterior; § 5º Caso o docente seja orientador, o descredenciamento será realizado após a conclusão da orientação em andamento, vedada nova atribuição de discentes para sua orientação. § 6º A Coordenação, com ciência e aprovação do Colegiado, poderá solicitar abertura de processo de Credenciamento de docente antes do período de quatro anos do último edital.
Art. 20 Os docentes permanentes devem atender aos seguintes requisitos: I - ministrar ao menos uma disciplina do PPGH-FURG a cada dois anos; II - orientar discentes no âmbito do PPGH-FURG; III - publicar pelo menos um artigo por ano ou quatro artigos no período dos últimos quatro anos em periódico listado no Qualis Periódicos; IV - manter ao menos um projeto de pesquisa em andamento vinculado às Linhas de Pesquisa do PPGH-FURG, com cadastrado nos sistemas da Universidade; V- orientar trabalhos de conclusão na graduação, pelo menos um a cada 2 (dois) anos; VI - orientar trabalhos de iniciação científica, estágio docência e monitoria, pelo menos um a cada 2 (dois) anos; VII – possuir o título de doutorado há, ao menos, 2 (dois) anos; VIII - ter produzido e registrado em seu currículo ao menos quatro (quatro) publicações vinculadas às linhas de pesquisa do PPGH-FURG, na forma de artigos estratificados no Qualis Periódicos, trabalhos completos em anais, livros ou capítulo de livros com conselho editorial no período os últimos quatro anos; IX - ter produção acadêmica relevante e comprovada nos últimos 4 (quatro) anos; X - possuir formação ou experiência acadêmica formal na área de História e nas Linhas de Pesquisa do PPGH-FURG ; XI - ser docente ou pesquisador de reconhecida competência em sua área, com atividade relevante em formação de profissionais em nível de graduação e pós-graduação; XII - ter vínculo funcional com a FURG ou, em caráter extraordinário, conforme normas da Universidade e após aprovação do colegiado do curso: a) receber bolsa de fixação de docentes ou pesquisadores de agências federais ou estaduais de fomento; b) ser professor ou pesquisador aposentado da FURG; c) ter sido cedido, por convênio formal, para atuar como docente do PPGH-FURG; d) ser professor voluntário; e) atender outra condição, expressamente prevista nas normas da Universidade, para participação em programas de pós-graduação.
-
26/04/202017h04Notícia
E-Books
NEUMANN, Rosane Marcia; LOPES, Aristeu Elisandro Machado; DOMINGOS, Charles Sidarta Machado(Org.). Desafios contemporâneos: os lugares das/dos historiadoras/es - Sociedade, economia e política: temas, abordagens e fontes. Vol. 2. Porto Alegre: Casaletras, 2024. Para acessar o E-Book, clique aqui.
NEUMANN, Rosane Marcia; LOPES, Aristeu Elisandro Machado; DOMINGOS, Charles Sidarta Machado(Org.). Desafios contemporâneos: os lugares das/dos historiadoras/es - Sociedade e Cultura: temas, abordagens e fontes. Vol. 1. Porto Alegre: Casaletras, 2024. Para acessar o E-Book, clique aqui.
SANTOS, Rita Grecco dos; LAGE, Lucas da Costa (Orgs.). Educação, Diversidade e Direitos Humanos em Múltiplas Perspectivas. Florianópolis: CEEINTER, 2024. Para acessar o E-book, clique aqui.
FERNANDES, Ananda Simões; MOREIRA, Paulo Roberto Staudt; VARGAS, Jonas Moreira; CARDOZO, José Carlos da Silva (Orgs.). Registros da Presença Negra no Arquivo Histórico do RS. Fundo Polícia – Códices (1842/1888). 2ª ed. São Leopoldo: Oikos, 2024. Para acessar o E-book, clique aqui.
SANTOS, Rita Grecco dos; LAGE, Lucas da Costa (Orgs.). Educação, diversidade e Direitos Humanos. Florianópolis: Editora CEEINTER, 2024. Para acessar o e-book, clique aqui.
SANTOS, Rita Grecco dos (Orgs.). Memórias e práticas na formação de professores: ensino de História. Porto Alegre: Casaletras, 2024. Para acessar o e-book, clique aqui.
SCHIAVON, Carmem G. Burgert; NERY, Olivia Silva; PAULITSCH, Vivian da Silva; FELONIUK, Wagner; SILVEIRA, Laiana Pereira da (Org.). Patrimônio cultural em debate: reflexões contemporâneas. Porto Alegre: Editora Casaletras, 2024. Para acessar o e-book, clique aqui.
ALVES, Glênia Caetano Freitas; ALVARINHO, João Pedro Barbosa; FELONIUK, Wagner Silveira; CARDOZO, José Carlos da Silva (Orgs.). Caderno de Resumos do IV Colóquio regional de história: História Local em Debate: Conectando Novas Perspectivas. Rio Grande, RS: Programa de Pós-Graduação em História - PPGH da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, IHGRGS, 2024. Para acessar o e-book, clique aqui.
FERNANDES, Ananda Simões; MOREIRA, Paulo Roberto Staudt; VARGAS, Jonas Moreira; CARDOZO, José Carlos da Silva (Orgs.). Registros da presença negra no Arquivo Histórico do RS - Fundo Polícia – documentação avulsa (1826/1888). 2ª ed. São Leopoldo: Oikos, 2023. Para acessar o E-book, clique aqui.
TEDESCO, João Carlos, NEUMANN, Rosane Marcia (Org.) (Orgs.). Colonos, colônias e colonizadoras: aspectos da territorialização agrária no Sul do Brasil. Vol. 6. Passo Fundo: EDIUPF, 2023. Para acessar o E-book, clique aqui.
RODRIGUES, Alik Rosa. A perspectiva portuguesa sobre o descobrimento do Brasil: análise de manuais escolares. Porto Alegre, RS: Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, 2023. Para acessar o E-book, clique aqui.
FELONIUK, Wagner; SENNA, Adriana K. (Org.) . Anais do I Encontro da Escola de Altos Estudos em História FURG-UNICAP. Porto Alegre: Editora do IHGRGS, 2023. Para acessar o E-book, clique aqui.
FLORES, Alfredo de J.; ALVAREZ, Alejandro; FELONIUK, Wagner (Orgs.). Direito à Cidade: do conceito aos desafios. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2022. Para acessar o E-book, clique aqui.
FLORES, Alfredo de J.; ALVAREZ, Alejandro; FELONIUK, Wagner (Orgs.). Cidade, Município e Espaço Público na história jurídica. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2022. Para acessar o E-book, clique aqui.
DROPPA, Alisson; FLORES, Alfredo de J.; FELONIUK, Wagner (Orgs.). História, Direito e Trabalho: tópicos e aproximações metodológicas. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2022. Para acessar o E-book, clique aqui.
FREITAS, Denize Terezinha Leal; SILVA, Jonathan Fachini da; CARDOZO, José Carlos da Silva (Orgs.). Infâncias, Juventudes e Famílias: perspectivas de pesquisas no campo da História. Porto Alegre/RS: Editora Fi, 2022. Para acessar o E-book, clique aqui.
SCOTT, Ana Silvia Volpi; CARDOZO, José Carlos da Silva; SILVA, Jonathan Fachini da (Org.s). História das mulheres no Brasil Meridional. 2. ed. São Leopoldo/RS: Editora OIKOS/UNISINOS, 2022. Para acessar o E-book, clique aqui.
FLORES, Alfredo de J.; FELONIUK, Wagner (Org.s). Assis Brasil, Joaquim Francisco de Oportunismo e Revolução. Porto Alegre: Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, 2022. Para acessar o E-book, clique aqui.
FELONIUK, Wagner (Org.). 1928, uma polêmica do pós-guerra: Ruy Cirne Lima e Alberto Pasqualini, Estado moderno e novas ideias. Porto Alegre: Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, 2021. Para acessar o E-book, clique aqui.
MARCHIORI NETO, Daniel Lena. et al. (Orgs). Reflexões sobre o sistema internacionais a partir dos campos neutrais. Rio Grande: Ed. da FURG, 2021. Para acessar o E-book, clique aqui.
SCHIAVON, Carmem G. Burgert; NERY, Olivia Silva; CARDOZO, José Carlos da Silva; FELONIUK, Wagner; SILVEIRA, Laiana Pereira da (Orgs.). Patrimônios em perspectivas: histórias, memórias e identidades. Porto Alegre: Casaletras, 2021. Para acessar o E-book, clique aqui.
NEUMANN, Rosane Márcia et al (Org.s). Migrações, territorialidades e ambiente. São Leopoldo/RS: Oikos, 2021. Para acessar o E-book, clique aqui.
SANTOS, Rita de Cássia Grecco dos; OLIVEIRA, Maria Augusta Martiarena de (Org.s). Memória e práticas na formação de professores: volume 3. São Paulo: Pragmatha, 2021. Para acessar o E-book, clique aqui.
SCHIAVON, Carmem G. Burgert; NERY, Olivia Silva; CARDOZO, José Carlos da Silva; FELONIUK, Wagner Silveira (Org.s). Caderno de resumos do IV Seminário de História e Patrimônio: diálogos e perspectivas / Seminário de História e Patrimônio: diálogos e perspectivas. Rio Grande: Ed. da FURG, 2021. Para acessar o E-book, clique aqui.
VELASCO, Shana V.; GONÇALVES, Renata Braz. Como fazer um trabalho de pesquisa de história na escola? Orientações para estudantes. Porto Alegre: Casaletras, 2021. Para acessar o E-book, clique aqui.
VELASCO, Shana V.; GONÇALVES, Renata Braz. Programa de pesquisa escolar no ensino de história: orientações para professores. Porto Alegre: Casaletras, 2021. Para acessar o E-book, clique aqui.
PRADO, Daniel Porciuncula; GONÇALVES, Carla Amorim Neves; DOMINGUES, Beatriz Spotorno (Org.s). Extensão universitária da FURG: a produção de conhecimentos a partir da prática extensionista. Rio Grande: Ed. da FURG, 2020. Para acessar o E-book, clique aqui.
FERRER, Francisca Carla Santos; MATOS, Júlia Silveira; SOUZA, Uirys Alves de (Org.s). Didática da história: múltiplas possibilidades de pesquisa. Brasília: Projeção, 2020. Para acessar o E-book, clique aqui.
SENNA, Adriana Kivanski de; CESAR, Tiago da Silva (Orgs). Memória e práticas na formação de professores – volume II. Porto Alegre:
Mundo Acadêmico, 2020. Para acessar o E-book, clique aqui.SANTOS, Rita de Cássia Grecco dos; OLIVEIRA, Maria Augusta Martiarena de (Org.s). Memória e práticas na formação de professores – volume I. Porto Alegre: Mundo Acadêmico, 2020. Para acessar o E-book, clique aqui.
CARDOZO, José Carlos da Silva; SILVA, Jonathan Fachini; FELONIUK, Wagner Silveira (Org.). Caderno de resumos da II Jornada História da Infância, Juventude e Família. Rio Grande: Ed. da FURG, 2020. Para acessar o E-book, clique aqui.
CARDOZO, José Carlos da Silva; SILVA, Jonathan Fachini da; CESAR, Tiago da Silva; MOREIRA, Paulo Roberto Staudt; SCOTT, Ana Silvia Volpi. (Org.). História das crianças no Brasil Meridional. 2. ed. São Leopoldo: OIKOS; Editora UNISINOS, 2020. Para acessar o E-book, clique aqui.
CARDOZO, José Carlos da Silva; SILVA, Jonathan Fachini; FELONIUK, Wagner Silveira (Org.). Caderno de Resumos: Identidade: IV Simpósio de Pós-Graduandos e Egressos dos PPGH/Profissionais e VI Encontro dos Coordenadores de PPGH/Profissionais. Rio Grande: Ed. da FURG, 2020. Para acessar o E-book, clique aqui.
FLORES, Alfredo de J.; ALVAREZ, Alejandro Montiel; TEIXEIRA, Anderson Vichinkeski; FELONIUK, Wagner. (Org.). Perspectivas do discurso jurídico: contribuições da história e filosofia ao direito. Rio Grande/RS: Editora da FURG, 2020. Para acessar o E-book, clique aqui.
SANTOS, Rita de Cássia Grecco dos; VALLE, Hardalla Santos do (Orgs.). Ensino de história e formação de professores: discussões temáticas. Rio Grande: Editora da FURG, 2014. Para acessar o E-book, clique aqui.
PRADO, Daniel Porciuncula; MARTINEZ, Paulo Henrique (Org.s). Ensino de história: alguns caminhos, trilhas possíveis. Rio Grande: Ed. da FURG, 2019. Para acessar o E-book, clique aqui.
SENNA, Adriana Kivanski de. As tentativas de implantação do divórcio absoluto no Brasil e a imprensa riograndina (1889-1916). Porto Alegre: Casaletras, 2020. Para acessar o E-book, clique aqui.
RÜCKERT, Fabiano Quadros; SILVA, Jonathan Fachini da; CARDOZO, José Carlos da Silva; CESAR, Tiago da Silva (Org.s) Histórias da Pobreza no Brasil. Rio Grande: Editora da FURG, 2019. Para acessar o E-book, clique aqui.
WEIMER, Rodrigo de Azevedo; et. al. (Org.). Conversando com historiadoras e historiadores sul-rio-grandenses. Porto Alegre: APERS, 2020. Para acessar o E-book, clique aqui.
SCOTT, Ana Silvia Volpi; CARDOZO, José Carlos da Silva; FREITAS, Denize Terezinha Leal; SILVA, Jonathan Fachini da (Org.s). História da família no Brasil meridional: temas e perspectivas. São Leopoldo: Oikos/UNISINOS, 2014. Para acessar o E-book, clique aqui.
-
24/04/202016h00Notícia
Defesas e Qualificações
PRÓXIMAS QUALIFICAÇÕES:
Acadêmico(a): Eliana Duarte Nunes
Data de Defesa: 23/09/2021
Horário: 9h30min
Link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/rita-de-cassia-grecco-dos-santos-rita
Nome do(a) Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Rita de Cássia Grecco dos Santos
Título do Projeto de Qualificação: “ENSINO DE HISTÓRIA: O USO DO PODCAST PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL.”.
Composição da Banca:
Prof.ª Dr.ª Rita de Cássia Grecco dos Santos (Orientadora)
Prof.ª Dr.ª Júlia Silveira Matos (PPGH/FURG)
Prof.ª Dr.ª Gilsenira de Alcino Rangel (FaE/UFPEL)
Prof.ª Dr.ª Rejane Rosaria Grecco dos Santos (PUCRS),
-
23/04/202001h45Notícia
Laboratórios
Laboratórios
Laboratório de História, Imagem e Som, coordenado pela profa. Dra. Júlia Silveira Matos. Busca implementar, fomentar e disponibilizar documentos de natureza histórica, estimulando a pesquisa em tal área.
Laboratório de História Oral, coordenado pela profa. Dra. Adriana Kivanski de Senna. O LHO está vinculado ao Centro de Documentação Histórica (ICHI/FURG) - CDH - e busca implementar, fomentar e disponibilizar documentos de natureza oral, gravados e transcritos, estimulando a pesquisa em tal área.
Laboratório de História Demográfica, coordenado pela profa. Dra. Adriana kivanski de Senna, tem suas atividades desenvolvidas juntamente com o LHO. O LAHDE está vinculado ao Centro de Documentação Histórica (ICHI/FURG) - CDH - e busca implementar, fomentar e disponibilizar documentos e pesquisas referentes a análises demográficas, comportamentos coletivos e os padrões demográficos a partir de métodos e técnicas específicas além de um quadro teórico conceitual.
Laboratório de História Indígena e Afro-brasileira. O LHIAB está vinculado ao Centro de Documentação Histórica (ICHI/FURG) - CDH - e busca implementar, fomentar e disponibilizar documentos e pesquisas referentes a História Indígena e Afro-brasileira, além de estimular os debates sobre as atuais políticas sobre o patrimônio indígena e afro-brasileiro no Brasil e na região.
Laboratório de Educação Patrimonial, coordenado pela profa. Dra. Carmem Burgert Schiavon. O LEP está vinculado ao Centro de Documentação Histórica do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande (ICHI/FURG) e tem por objetivo fornecer às Escolas do Município de Rio Grande (e região) uma ferramenta de reflexão crítica acerca de seu currículo escolar e a inserção da temática da Educação Patrimonial nos currículos escolares das séries iniciais do ensino fundamental e médio; assim como a valorização dos seus bens culturais e ambientais, a partir das especificidades da cultura e do meio natural regional.
Laboratório de Ensino de História, coordenado pela profa. Dra. Adriana K. de Senna e profa. Dra. Júlia S. Matos. O LABEHI, de forma independente ao CDH, constitui um setor vinculado ao Comitê Assessor de História do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ABEHI/FURG) e configura-se como um espaço destinado a pesquisa e produção na área do Ensino de História.
Centro de Documentação Histórica (CDH), coordenado pela profa. Dra. Carmem G. B. Schiavon, possui um acervo considerável de documentos históricos, como a coleção Coriolano Benício, periódicos, fotografias e outros; oferece oficinas de restauro e preservação documental, atende ao curso de Arquivologia enquanto espaço de aprendizagem e também recebe pesquisadores.