Projetos de Pesquisa

Projetos de pesquisa vinculados às Linhas de Pesquisa: Práticas e Pesquisa no Ensino de História

Projeto: "Os espinhos da rosa: Mulheres porto-alegrenses produtoras de violência (1890-1940)".

Coordenador: Dr. José Carlos da Silva Cardozo

Projeto: "Entre Memória e História das Instituições Escolares da cidade do Rio Grande/RS: rememorando narrativas e compreendendo a constituição das culturas escolares"

Coordenadora: Dra. Rita de Cássia Grecco dos Santos

 

Projetos de pesquisa vinculados às Linhas de Pesquisa: Campos e linguagens da História

Projeto: "Educação Patrimonial nos movimentos sociais do campo em São Lourenço do Sul, Brasil."

Coordenador: Dr. Marlon Borges Pestana

Projeto: "Avaliação de competências em informação no ensino superior: de estratégias de busca ao uso ético da informação".

Coordenadora: Dra. Renata Braz Gonçalves

  • Linhas de Pesquisa

    a) Prática e pesquisa no ensino de História

    Centra-se na análise do papel das práticas e das pesquisas no ensino de História, assim como, na formação do historiador-docente como pesquisador. Visa a promover um debate que apresenta a pesquisa como parte indissociável do ensino de História. Desta forma, estrutura-se a partir dos estudos sobre o ofício do historiador, procurando debater as práticas nas quais o historiador-docente realiza a pesquisa e o ensino de história.

     b) Campos e linguagens da História

    Centra-se na pesquisa dos diferentes campos do conhecimento histórico e suas múltiplas linguagens, assim como o papel dos saberes da história regional, ambiental, afro-brasileira, indígena, cartográfica, das religiões e religiosidades e da cultura material para o ensino de História. Esta linha entende que o processo geral de produção dos saberes históricos ocorre a partir da articulação entre a historiografia e o conhecimento produzido por professores e alunos em espaços escolares e não escolares. Busca-se compreender e interpretar os caminhos de dialogicidade com as práticas e reflexões do saber/conhecimento presente entre os docentes e alunos.